O Guia Completo: Como Abrir um Restaurante de Sucesso

Como abrir um restaurante

Quer abrir um restaurante? 

Então pare tudo agora e leia isso antes de qualquer coisa. Sua pesquisa começa aqui.

Para ajudar você a começar, eu fiz questão de compilar este guia completo e fácil de digerir para começar seu próprio negócio de alimentos, no ramo do Food Service.

Não importa se o seu sonho é abrir um restaurante brasileiro simples e tradicional, uma lanchonete ou ainda abrir um restaurante de alta categoria; se você realmente quer entrar nesse maravilhoso ramo, então você deve começar a sua pesquisa aqui mesmo.

O que você vai ver

  • Introdução
  • Segmentação
  • Estilos de Serviços [em breve…]
  • Escrevendo um Plano de Negócios
  • Escolhendo um local
  • A Cozinha Industrial
  • Criando um Menu
  • Contratando Funcionários
  • Marketing e Promoções

1 INTRODUÇÃO

Você já notou como um grande número de pessoas estão cada vez mais propensos a comer fora e amam o estilo de comida pronta para servir?

Os estabelecimentos de food service crescem de maneira rápida e são uma grande oportunidade do mercado. Ter um restaurante pode ser sinal de sucesso garantido, mas só quando prestamos atenção ao planejamento. 

As mudanças de estilos de vida e o crescimento das cidades estão conduzindo a uma onda de empresas de serviços de alimentação, o chamado Food Service.

Os Hábitos da Vida Moderna

Consumidores ocupados não têm tempo ou conhecimento para cozinhar. Eles querem o sabor do pão fresco sem o incômodo do cozimento. Eles querem saborosas e nutritivas refeições, sem pratos para lavar.

O aumento da popularidade das lanchonetes e restaurantes ressaltam claramente algumas tendências na indústria do food service. Mais e mais jovens, pais solteiros que trabalham e pessoas idosas estão exigindo maior conveniência quando se trata de comprar as suas refeições.

Um Negócio Lucrativo

Embora o futuro pareça brilhante para a indústria de serviços de alimentação em geral, não há garantias neste negócio se sua estratégia for mal elaborada. Até mesmo os donos de restaurantes de maior sucesso vão lhe dizer que isso não é um “fique rico rápido e fácil” da indústria. É mais como um “faça a coisa bem feita e tenha sucesso” da indústria.

A dura realidade é que muitos restaurantes falham durante seu primeiro ano, muitas vezes devido a uma falta de planejamento. Mas isso não significa que o seu negócio no ramo da alimentação tenha que ser uma operação extremamente complexa. Na verdade, quanto mais simplificado você puder fazer, melhor serão suas chances de sucesso.

Paul Mangiamele, presidente da Bennigan, uma das maiores redes de restaurantes dos EUA diz:

“Embora todos nós amemos administrar um restaurante, esse negócio é muito difícil no início se não for bem pensado. É um negócio maravilhoso, um grande negócio, um negócio gratificante. É um empreendimento lucrativo demais. Mas existem muitas partes diferentes, e você precisa ser conhecedor de todos eles”.

 

2. Segmentos para Restaurantes

Nenhum restaurante por melhor que seja vai agradar a todos os gostos.

Este é um fato que muitos empresários mais novos têm dificuldade em aceitar, mas a realidade é que você nunca irá capturar 100 por cento do mercado. Quando você tentar agradar a todos, você acaba agradando ninguém.

Assim, seu foco as vezes será sobre 5 ou 10 por cento do mercado e mesmo assim você poderá lucrar muito mais do que alguém que foca em 30% do mercado.

Então a dica é: se concentre no mercado que você prefere alcançar, e pelo menos por enquanto, esqueça do resto.

Com isso dito, vai a pergunta:quem está comendo em restaurantes? Quais as tendências? Como posso segmentar o mercado?

Na realidade existem várias maneiras de segmentar o público que você pode atingir em seu empreendimento. Falarei sobre isso de forma mais detalhada e aprofundada em um artigo futuro. Mas podemos aqui ver uma pequena amostra de como funciona uma dessas divisões.

Vamos olhar para alguns principais formas de segmentar o mercado do Food Service:

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O mercado infantil de até 14 anos é composto de jovens que acompanham os seus pais em restaurantes. Com poucas exceções, os seus gostos gastronômicos são simples: batatas, hambúrgueres, pizzas, ketchup, etc.

O mercado para adolescentes de 15-20 anos têm mais independência do que o grupo anterior. As pizzarias, lanchonetes e os fast food em geral são os locais preferidos. Eles são independentes, informais ao comer; e à vontade com eles mesmos.

O mercado um pouco menos jovem, de 21 a 25 anos é uma parte intermediária. Neste grupo de pessoas estão incluídos: estudantes e trabalhadores. Negócios baseados em fast food e refeições simples costumam funcionar muito bem.

O mercado de pessoas mais adultas de 26-65 anos são as idades em que mais vão aos restaurantes, principalmente os tradicionais (a la carte) são procurados. A sua situação econômica juntamente com o trabalho e atividade social, permite-lhe ir a restaurantes.

O mercado para os idosos de mais de 65 anos é formado por pessoas mais exigentes e são formados por casais muitas vezes. Este mercado tem gostos específicos na dieta e nos alimentos em si.

Um ambiente pode ser frequentado por pessoas de todas as idades. Porém existe uma preferência maior a certos tipos de restaurantes de acordo com a faixa etária de cada indivíduo. Esta é uma visão geral de mercado que varia de acordo com o contexto.

Um exemplo disso que posso dar sobre uma ambiente frequentado por pessoas de várias idades é o de serviços de food service que tentam atrair clientelas compostas por famílias adultas oferecendo um cardápio extra para os bebês. O mercado de bebês requer comida higiênica, preparadas de uma forma que transmita a mais alta confiança. São muitos os locais que estão incluindo isso num cardápio especial.

Ao longo do tempo nós estamos mudando os gostos, rotinas e costumes. Porém, é claro que você não pode ver esse tipo de segmentação como algo fixo. Apenas você deve estar ciente de qual o público que estará frequentando o seu restaurante.

Segmentação por Sexo:

Não barexistem diferenças de hábitos alimentares entre os sexos que sejam grandes o suficiente para serem citados.

Existem algumas diferenças entre os sexos em termos da localização de algumas instalações que frequentam. Restaurantes instalados em centros comerciais tem maior presença feminina, mais são bem variados; enquanto os restaurantes instalados principalmente em áreas industriais são mais frequentados por pessoas do sexo masculino.

 

Segmentação por Renda:

restaurante-rendaÉ determinado pelo poder de compra. Talvez esta seja a segmentação mais decisiva.

O mercado de restaurantes e lanchonetes é grande e variado. Ele oferece diferentes modelos e uma ampla variedade de preços. Quando os preços sobem, a demanda costuma diminuir.

Ao querer instalar um restaurante com um cardápio variado e sofisticado, uma das coisas mais importantes é saber o local e a renda dos moradores em volta. Da mesma forma que nem todos podem comer em um restaurante de preço mais elevado, existirão casos de pessoas que não irão frequentar a um local porque irão considerá-lo abaixo do seu nível.

 

Segmentação por nacionalidade:

Em capitais e grandes cidades existem restaurantes de várias nacionalidades. Eles atraem um público muito específico, geralmente quando há uma presença massiva de imigrantes. Ao mesmo tempo acabam atraindo a clientela não originária destes países. A maior parte dos hotéis e restaurantes importantes oferecem em seu cardápio comidas típicas de outras nacionalidades.

Enfim…

Tudo isso se trata de tomar o lugar do nosso cliente potencial e perguntar a si mesmo aquilo que ele vai necessitar. Para isso você precisa das informações corretas. Você terá seu público maior e terá que modificar os elementos de acordo com isso. Estas mudanças o tornará eficiente, economizará o seu tempo e vai evitar distrações em sua jornada.

Mais vamos aprofundar ainda mais. O Sucesso do negócio está no conhecimento de que se tem dele.

O Guia continua… Falaremos sobre Estilo de Serviços

 

O que você vai ver

  • Introdução
  • Segmentação
  • Estilos de Serviços   [em breve…]
  • Escrevendo um Plano de Negócios
  • Escolhendo um local
  • A Cozinha Industrial
  • Criando um Menu
  • Contratando Funcionários 
  • Marketing e Promoções 

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