Como motivar sua equipe e torná-los mais produtivos

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Que tal uma ideia que pode aumentar em até 30% o desempenho de sua empresa?

Pois é isso que pode acontecer quando levamos a sério o engajamento de pessoas. E esta não é uma questão isolada. Esta é uma questão mundial.

Segundo a pesquisa do Gallup, apenas 13% dos empregados no mundo estão ativamente engajados em todo o mundo. E mais que o dobro deste número se sentem tão desengajados no dia-a-dia do trabalho que estão propensos a transmitir negatividade aos outros.

Veja algumas das melhores dicas:

Forme administradores: não digo a diplomação em si, mas ao oferecer cursos de capacitação para seus colaboradores pode ajudar a compreender as expectativas de cada um, além de motivá-los para o crescimento.

Reconheça os méritos: faça com que os seus funcionários saibam que vale a pena lutar para alcançar os objetivos da empresa. Ao elogiar e reconhecer o trabalho individual e principalmente em grupo, o ambiente se transforma em um estímulo para superar limites.

Tenha metas bem definidas: quanto mais detalhada forem suas metas mais objetivos serão alcançados. Os funcionários poderão realmente ter a certeza do que precisam fazer e evitar para alcançar o objetivo traçado.

Dê o exemplo: seja coerente em tudo. Escute aos conselhos e seja competente no trabalho. Jamais prometa fazer algo e passar do prazo. Mostrar tudo aquilo que você quer que seus colaboradores sejam transmite confiança e todos passam a ver em você uma fonte de inspiração.

Elabore um plano de carreira: mostre a todos a certeza que podem crescer juntos com a empresa. Todos precisam saber que podem ter um futuro melhor se a empresa cresce. Para isso é necessário terem a noção exata até onde podem ir.

Estimule eventos: Confraternizações, Natal, dias especiais são ótimos propulsores para uma equipe unida e engajada. Esta aproximação faz com que todos se sintam parte de um projeto familiar.

Por fim, lembre-se:

Nenhum bom gestor terá sucesso se não ouvir  atentamente as opiniões dos seus colaboradores. Muitas das suas decisões devem ser baseadas nas informações dos funcionários. O líder precisa confiar naqueles com quem trabalha pois é impossível checar tudo que se passa dentro da empresa.

E você? Tem algo mais que você queira acrescentar a essa lista?  Usa alguma estratégia a mais para poder engajar a sua equipe e torná-los mais satisfeitos no trabalho? Fale um pouco mais a respeito

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