Você mantém um bom serviço de compras no seu negócio?

LocalFood_HP

Quando você tem um negócio na área de food service você precisa ter um eficiente e competitivo serviço de compras de mercadorias, senão você pode deixar escapar muito dinheiro, mesmo sem perceber isto. Para isso não acontecer, você deve ter uma equipe dinâmica dentro de sua área de compras de suprimentos e tem de estar consciente que este é um passo essencial para o sucesso competitivo do negócio.

Uma das coisas que normalmente são feitas neste tipo de negócio é adquirir os materiais em pequenos comerciantes locais que estão nas proximidades. Semana após semana, os empresários costumam comprar tudo o que é necessário para suprir as necessidades nestes comerciantes locais.

As vezes surge uma relação de companheirismo nas transações rotineiras, pois é algo considerado muito nobre continuar a comprar nesses estabelecimentos que já se tenha uma relação longa. No entanto, precisamos aprender a dizer não a preços mais elevados.

Tenha em mente que quando o negócio se torna constante, a confiança é adquirida com os distribuidores, mas este relacionamento pessoal não deve cegar a pessoa encarregada da negociação. O  ideal é aproveitar sempre que possível as ofertas de outros vendedores e “fechar a mão” para os fornecedores habituais que eventualmente exageram nos preços. No momento em que existe uma estabilidade no preço você deve retornar a comprar em seu local de preferência. Assim você conseguirá ter uma estreita relação com os fornecedores, porém uma relação de respeito e de uma distância segura.

Analisar e implementar uma boa estratégia de compras

Outra coisa que deve ser levada em conta na análise e implementação de uma boa estratégia de compra de mercadorias é a preparação de uma lista detalhada das especificações dos produtos, saber dos processos de produção quando necessários e sobre as marcas de sua exigência. Desta forma, se estabelece uma lista estruturada onde você será capaz de construir um histórico de compras, passando a ter um controle eficiente.

O responsável pelas compras da mercadoria deve pensar como se fosse o dono do negócio e deve internalizar os objetivos da empresa: ele é encarregado de vender a empresa para os fornecedores e maximizar relacionamentos. Um bom gerente de compras consegue se diferenciar de seus concorrentes que estão indo só para comprar o que é necessário, sem planejamento. Após estas dicas você estará mais esperto para economizar nos recursos e produtos que serão adquiridos.

Alguma coisa mais que você costuma fazer no seu ramo?

Responsive image

ecromoequip


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *